Símbolo “Legenda” desvendado

Figura 1

O que para muitos poderá ser um pequeno detalhe num pacote de açúcar, para outros é mais um motivo de pesquisa, conhecimento e divulgação deste objeto que colecionamos.

Vem isto a propósito de um enigma (para mim) sobre o nome da empresa impressora do papel de meia dúzia de pacotes de açúcar “Comerciais” dos Cafés Delta “A Verdade do Café”, que circularam nos inícios dos anos 90, e que possuíam um símbolo muito pouco percetível, mas cujo caractere inicial se assemelhava à letra E ou F (exemplo na figura 1). Entre os colecionadores mais antigos, este símbolo é comumente designado por “Legenda”, nome batizado por um amante do colecionismo e grande estudioso destes nossos objetos de coleção, José Manuel Pereira, num dos Álbuns temáticos que produziu sobre aquela marca de café.

Muito recentemente, ao olhar com mais atenção para um pacote de açúcar da minha coleção, comemorativo dos 30 anos da DELTA (ano 1991 ou seguintes) e no qual se associava um outro nome, EMBAVIL, o aspeto gráfico da letra E deste nome fez-me lembrar o tal símbolo “Legenda” (figura 2). Realizado um pequeno exercício gráfico de isolar a parte amarela do nome EMBAVIL, chega-se à conclusão que se trata do mesmo símbolo que aparece no pacote de açúcar da figura 1.

Figura 2

Existe ainda um outro pacote de açúcar, este do ano de 2001, publicitando o XVIII Encontro Nacional da TECNICELPA – Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel, onde consta o nome da empresa impressora do papel bem como um símbolo que já identificávamos claramente tratar-se do impressor EMBAVIL (figura 3).

Figura 3

empresa Embavil – Embalagens, Lda foi fundada em 1992 e desenvolveu a sua atividade no setor da impressão e fabricação de embalagens de papel e cartão. Esta empresa, que teve a sua sede localizada na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente, distrito de Santarém, foi declarada insolvente no ano de 2006. 

Em conclusão, é minha opinião de que o símbolo habitualmente designado “Legenda” se referirá à empresa impressora Embavil – Embalagens, Lda, à semelhança de outras designações gráficas que já sabíamos pertencer a este impressor (figura 4).

Figura 4

Nota 1: Realço aqui que expus previamente, por e-mail, esta minha opinião ao “pai” da designação “Legenda”, José Manuel Pereira, que, com os seus bonitos e lúcidos 94 anos de idade, concordou com esta minha “teoria”, tendo acrescentado que, à devida época em que elaborou o Álbum, por desconhecimento e falta de acesso a “esta máquina infernal mas maravilhosa chamada computador”, acabou por atribuir-lhe esse termo “Legenda”. 

Nota 2: Infelizmente, José Manuel Pereira viria a falecer um ano mais tarde, deixando-nos, no entanto, um legado ímpar na sistematização do conhecimento que hoje possuímos sobre o nosso colecionismo.


Nota: Post publicado inicialmente a 7 maio 2021 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque