Neocel e Danisco, símbolos de uma mesma Fábrica Impressora

A empresa Impressão e Manufactura NEOCEL, Lda foi fundada em 21/11/1952, desenvolvendo a sua atividade no setor de embalagens e papel de cartão, com sede na Av. Marechal Gomes da Costa 6, em Lisboa. 

Como exemplos, serão da década de 60, 70 e 80 os pacotes de açúcar publicitários das imagens 1, 2 e 3 onde a empresa impressora NEOCEL aparece com as referências “NEOCEL-LISBOA”, “N.L.” e “NEOCEL”. Embora não se consiga definir um padrão temporal exato na utilização destas diferentes “marcas”, de uma pequena amostra realizada, podemos dizer que o termo “NEOCEL-LISBOA” aparece, predominantemente, em pacotes de açúcar das décadas de 60 e 70. Já as iniciais “N.L.” surge habitualmente em pacotes de açúcar da década de 80 e o nome “NEOCEL”, menos frequente, será da década de 80, princípios de 90. O aspeto gráfico bem como o espaço disponível para a colocação da marca da empresa impressora poderão também terem sido fatores para a utilização de uma ou outra “marca”.


Num pacote de açúcar já de 1987, comemorativo do Centenário da Câmara de Comércio e Indústria Luso-francesa, surge o nome Neocel com um “N” estilizado que acompanha toda a palavra (imagem 4). 

Entretanto, chegados ao último quartel do século XX, a indústria europeia de embalagens é caraterizada por uma extrema fragmentação, muito em resultado do rápido aumento de consumos iniciado nos anos 1960 que, por sua vez, fez crescer a distribuição em larga escala e consequentemente o número de empresas de embalagens.

No entanto, com o aproximar do levantamento das barreiras ao comércio interno na União Europeia (1992), deu-se uma onda de fusões, aquisições e alianças estratégicas transfronteiriças entre várias empresas, ao qual as empresas de embalagens não foram alheias.

É assim que, em outubro de 1988, é aprovada a fusão entre a área de embalagens da empresa inglesa Metal Box com a francesa Carnaud SA, dando origem à empresa gigante Carnaud Metal Box Packaging. Oficialmente, a CMB Packaging nasce a 1 de abril de 1989, criando assim a maior empresa de embalagens da Europa e a terceira a nível mundial. A recém-criada empresa, com sede em Bruxelas, ficará assim com mais de 145 fábricas em 21 países e empregará cerca de 37.000 pessoas em todo o mundo.

Na sua ascensão com vista à liderança do mercado global, a CMB Packaging procedeu, em 1990, à aquisição de cerca de 50 empresas dos segmentos de embalagens de metal, plástico e multi-material (flexíveis), espalhadas por vários países da Europa, África e Ásia. Muitas destas empresas, no entanto, optaram por manter a sua anterior designação ou ligeiramente alterada por forma a incluir no seu logótipo “CMB Packaging”. Já anteriormente a esta fusão, a francesa Carnaud SA tinha avançado com uma onda de aquisições estratégicas, ascendendo a 28 empresas no período de 1985 a 1989.

Terá sido nesta frente de aquisições que a empresa portuguesa Neocel foi integrada na área das embalagens flexíveis da CMB Packaging. Será deste período, ou provavelmente do período de aquisições por parte da Carnaud SA, o pacote de açúcar comercial da imagem 5, onde, para além do nome NEOCEL estilizado, já anteriormente referido, e do slogan “Venda mais… embalando melhor” em português, francês e inglês, surge também, em destaque, um símbolo de um rolo de papel desenrolado que nos remeterá para a letra “N” de Neocel. Seguramente, deste período inicial da nova fase da Neocel é o pacote de açúcar comercial da imagem 6 onde, para além deste novo símbolo, surge uma nova designação, Neocel – Embalagens Flexíveis, bem como referência às outras empresas que, nesta altura, integram a CMB Flexible Packaging, dispersas por França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal. 

Como exemplo de um pacote de açúcar publicitário do período em que a Neocel se apresentou com este símbolo, muitas vezes designado entre alguns colecionadores por “cobrinha”, mostro na imagem 7 um exemplar com publicidade ao musical de Filipe La Féria, “Maldita Cocaína”, estreado no Teatro Politeama de Lisboa em 1992.


Entretanto em fevereiro de 1996, dá-se a junção do grupo europeu Carnaud Metalbox com a gigante americana Crown Cork & Seal, criando assim um novo líder mundial no mercado das empresas de embalagens, com cerca de 52.000 empregados e 350 fábricas espalhadas pela América, Europa e Ásia. 

No entanto, o ramo das embalagens flexíveis fica de fora deste negócio, tendo a empresa multinacional dinamarquesa Danisco A/S adquirido, a 24 de novembro de 1995, a empresa CMB Flexible Packaging que detinha, nesta altura, cerca de 12% do mercado em França, 5% em Espanha e 20% em Portugal. Esta aquisição, que nesta altura contempla quatro fábricas em França, uma em Espanha e uma em Portugal, num total de 700 empregados, permite à Danisco Flexible deter um leque variado de produtos, tornando-se no quinto maior produtor de embalagens flexíveis da Europa.

A Neocel, agora rebatizada Danisco Flexible Neocel - Embalagens Lda, tem como principal atividade a produção de embalagens em papel (simples ou revestido), alumínios, complexos (duplex e triplex), películas ou filmes. Estes produtos destinam-se essencialmente às indústrias alimentares, farmacêuticas e de higiene e limpeza, assim como às indústrias de tabaco. Os seus principais clientes são, nesta altura, a Iglo/Fima/Lever, a Iofil, Novadelta, Tabaqueira, Impalsa e Gelgurte.


Assim, a partir desta altura, os pacotes de açúcar produzidos na fábrica da Neocel passam a ostentar o símbolo da “casa mãe” Danisco (imagem 8). Mostro na imagem 9 um exemplo de um pacote de açúcar publicitário com este símbolo, datado de 1997, comemorativo dos 10 anos da gelataria PIAZZA, em Cascais. 

A Neocel acaba por integrar o grupo multinacional Danisco entre 1995 e 2001, já que em julho de 2001 o ramo de embalagens flexíveis da Danisco foi adquirido pela multinacional australiana Amcor, sendo rebatizada para Amcor Flexibles Neocel - Embalagens Lda. Em novembro de 2007 a Neocel abandona as míticas instalações da Av. Marechal Gomes da Costa em Lisboa e muda a sua sede para a Quinta do Anjo, em Palmela.

Atualmente a empresa redirecionou o seu negócio para a área dos plásticos, dedicando-se ao fabrico e embalagens flexíveis para embalamento de alimentos frescos (vegetais e lácteos) e comida pré-preparada.

Ficam assim desvendados mais alguns símbolos e marcas representados em alguns dos nossos pacotes de açúcar, aos quais, por vezes, não damos a devida atenção.

Quem conhece mais alguma informação sobre a história da Neocel e que queira partilhar?

Nota: Post publicado inicialmente a 18 junho 2021 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar

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