O estudo e a pesquisa sobre as várias informações e motivações que os pacotes de açúcar nos transmitem sempre me fascinaram. Não apenas a mensagem ou tema principal que levaram à sua elaboração, mas também naqueles pequenos pormenores, por vezes impercetíveis ao comum dos consumidores dos pacotes de açúcar, mas que dizem muito aos colecionadores que se interessam verdadeiramente por este seu objeto de coleção.
Um desses aspetos diferenciadores, muitas vezes presente nos pacotes de açúcar, é a presença de um nome, símbolo ou sigla que identifica a empresa que efetuou a impressão do material que constitui a embalagem de açúcar (habitualmente em papel).
Um destes símbolos, que sempre me intrigou por desconhecer até agora o seu significado, é aquele que muitos colecionadores apelidam de “T”, pela sua parecença com esta letra, e que apareceu em alguns pacotes da década de 80/90 em Portugal e também em Espanha (um exemplo na 1ª imagem).
Após alguma investigação, e com a ajuda de uma preciosa dica nas redes sociais, creio que posso afirmar que o símbolo em causa se referirá ao Grupo TOBEPAL que, em 1988, era constituído pelas empresas Tobepal S.A, Tobefil S.A. e Toybe S.A..
No sítio Patentes y Marcas de Espanha estão identificados os pedidos de registo das marcas destas empresas, que conferem com o símbolo que procurava (2ª imagem).
A TOBEPAL, S.A., era a empresa dominante do grupo e responsável, desde 1922, pela produção de materiais flexíveis para recipientes e embalagens. Esta entidade caracterizava-se pela impressão em rotogravura, além de oferecer uma vasta gama de materiais multicamadas com diferentes processos de fabricação (laminação, extrusão, lacagem, metalização e impressão).
A TOBEFIL, S.A., fundada em 1977, dedicava-se à fabricação de uma ampla variedade de extrudados de polietileno, tais como: filme retrátil, filme para complexos, polietileno para manipuladores, filme agrícola acolchoado, etc.
A TOYBE, S.A., empresa que se especializou, desde 1979, no fabrico e impressão flexográfica de sacos e embalagens flexíveis.
Em 2002 a empresa Amcor Flexibles Europa, pertencente ao Grupo AMCOR, adquire o Grupo Tobepal com fábricas em Burgos e Logroño. Esta aquisição tem efeitos apenas nas empresas Tobepal e Tobefil (3ª imagem). Os então acionistas da Tobepal, constituído por um grupo familiar, criam uma holding denominada Torrealba&Bezares, ficando com 100% das ações da empresa Toybe.
A empresa Toybe continua a laborar com as suas instalações em Logroño, tendo-se especializado no fabrico e impressão de embalagens e sacos de papel. Atualmente a sua marca registada é outro T em tons azuis (4ª imagem).
Mais tarde, no ano de 2010, o Grupo AMCOR vende a TOBEPAL ao Grupo austríaco Constantia Flexibles. Atualmente a empresa Constantia Tobepal S.L. mantém as suas fábricas em Burgos e Logroño mas já não se dedica à impressão de material de embalagem para pacotes de açúcar.
Em conclusão, é minha opinião de que o símbolo que procurava e que consta de alguns pacotes de açúcar da década de 80/90, se refere à empresa que imprimiu o material de embalagem (comumente referido como “Impressor”), tratando-se, neste caso, do grupo espanhol TOBEPAL.
Mais recentemente descobri um pacote de açúcar com este mesmo símbolo mas que possui por baixo também o nome da empresa (5ª imagem). Embora o nome possa estar algo impercetível, pelo atrás exposto, conclui-se ser a designação “TOBEPAL” o que desfaz, a meu ver, qualquer dúvida que ainda persistisse.
Espero que esta informação seja útil aos colecionadores de pacotes de açúcar e, caso tenham outras informações ou opiniões, agradeço a sua divulgação.
Nota: Post publicado inicialmente a 14 dezembro 2020 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar/
Sem comentários:
Enviar um comentário