Por vezes a mensagem que se pretende transmitir num pacote de açúcar (ou mesmo numa série) não é facilmente percecionada por um qualquer consumidor fortuito à mesa de um café ou esplanada, nem mesmo pelo colecionador mais atento daqueles objetos de coleção.
Essa mensagem que uma determinada marca de café ou empresa embaladora pretende transmitir ao público pode ser materializada numa frase, palavra ou sigla que não seja de imediato entendida pelo seu leitor. Por outro lado, embora a expressão popular nos diga que “uma imagem vale mais que mil palavras”, é certo que, também uma imagem sem contexto, poderá revelar-se um enigma aos nossos olhos.
Daí que a investigação e a procura por informações que conduziram à produção daquele ou daqueles pacotes de açúcar, bem como da mensagem que se pretende veicular, deverão ser os passos a seguir por qualquer colecionador que pretenda valorizar (e não estou a falar do valor monetário) a sua coleção. A alternativa será arquivar este(s) pacote(s) de açúcar, junto(s) com outros tantos, a engrossar mais um dossier da coleção na nossa estante ou armário…
Vem este preâmbulo a propósito de uma série de 6 pacotes de açúcar, em formato stick, com imagens de pinturas mais ou menos abstratas, lançada pela Buondi Caffè no ano 2000 que, à falta de mais informação (o acesso à internet, naquela altura, para muitos de nós, ainda era uma novidade), foi batizada apenas com o nome “Buondi - Pinturas”, designação que perdura até aos dias de hoje (ver pacotada S.2000.01).
No entanto, numa consulta, por essa mesma altura, ao site da Buondi teríamos a informação da produção de uma coleção de 6 chávenas com a recriação de obras de alguns pintores internacionais, à qual designou “Buondi Art Collection”. Embora nada era dito sobre a nossa coleção, as imagens eram as mesmas dos pacotes de açúcar, com a vantagem de se apresentarem totalmente visíveis, ao contrário das que podíamos observar nos nossos sticks, devido às caraterísticas do seu formato.
Para além disto, ficaríamos a saber que, com a produção da coleção de chávenas (eu acrescento a dos pacotes de açúcar), a Buondi quis prestar homenagem, na entrada do novo milénio, à arte do século XX através da recriação de obras de alguns dos nomes mais marcantes da pintura. Uma homenagem muito especial aos grandes pintores que contribuíram para o enriquecimento da cultura nos nossos tempos, como Van Gogh, Picasso, Léger, Chagall, Matisse e Miró, cujas ideias se perpetuaram no tempo em obras que hoje admiramos.
Infelizmente esta informação, atualmente, já não consta do site institucional daquela marca, prevalecendo, no entanto, uns prints do écran (em boa hora o fiz, e agora recuperei perdidos no meu computador), que serviram de mote para a realização da pagela que elaborei e partilho de seguida.
Outra informação relevante para a caraterização desta série de pacotes de açúcar, e que normalmente não está acessível ao grande público, é a empresa responsável pela elaboração das imagens gráficas, a NOVODESIGN, pelas mãos da designer do projeto, Sofia Oliveira, e ao qual denominou “Buondi Art Collection 98”.
Partilho a pagela em formato pdf, que poderão descarregar aqui.
Fontes:
Buondi Caffe, https://www.buondicaffe.com consultado em 21 outubro 2004;
Biografias, https://www.ebiografia.com
Nota: Post publicado inicialmente a 12 setembro 2022 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar
Sem comentários:
Enviar um comentário