Séries (Des)conhecidas: Buondi Passione com “6 aberto ou fechado”

Hoje divulgo mais duas variantes de uma série de pacotes de açúcar pouco conhecidas e que poderão ter passado despercebidas a alguns colecionadores. Elas, aliás, não constam ainda das séries catalogadas no site “pacotada”, a maior referência de catalogação de pacotes de açúcar portugueses para a maioria dos colecionadores nacionais, num trabalho hercúleo para o Carlos Brás e equipa.

As variantes que aqui mostro são semelhantes às séries catalogadas S.1999.01.B e S.1999.01.C, que já entre si são variantes, uma vez que uma possui impressa a letra R (embalada na RAR) e a outra não. 

No entanto, existe um outro elemento gráfico diferenciador. Trata-se do tipo de letra do texto “Açúcar 6/8 g” no verso dos pacotes, sendo mais evidente, essa diferença, na abertura da “perna” no algarismo “6”.

No ano de 1999, quando esta série (e suas variantes) foi distribuída pelos Cafés Buondi nos estabelecimentos seus clientes, ainda era escassa a partilha de informação entre os poucos colecionadores de pacotes de açúcar dessa época, pelo que estes detalhes terão escapado a muitos colecionadores. 

Um pouco mais tarde, com a massificação da internet e o surgimento de alguns fóruns de colecionadores, este tipo de informação acabou por ser divulgado por algum colecionador mais “atento” aos pormenores dos pacotes de açúcar, originando, na altura, uma “corrida” aos pacotes repetidos em busca das quatro diferentes variantes. 

Recordo-me de, nos primeiros encontros de trocas (PortSugar) organizados pelo CLUPAC – Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar, ser comum a pergunta: «Tens pacotes de açúcar repetidos da série Buondi Passione com o “6 aberto ou fechado”?». 

Nessa altura, não existindo ainda uma codificação que identificasse as séries e variantes lançadas no mercado, as simples palavras “aberto” ou também “esguio” e, por outro lado, “fechado”, “gordo” ou “arredondado” eram suficientes para, entre colecionadores, saberem de que séries se estavam a referir. 

No entanto, esse conhecimento, perdendo-se, com o tempo, nas nossas memórias e tantas vezes “esquecido” dentro de um qualquer dossier cheio de pacotes de açúcar, deve ser partilhado e estar acessível a quem agora está a dar os primeiros passos no colecionismo de pacotes de açúcar (periglicofilia). 

Este tem sido um dos propósitos para a criação desta página, esperando poder contribuir para o estudo e melhor conhecimento dos nossos objetos de coleção, em detrimento da voraz vontade de juntar um amontoado de pacotes de açúcar. 

Em seguida apresento uma imagem elucidativa dos aspetos diferenciadores das quatro variantes desta série.

Nota: Caso haja interessados, informo que tenho para troca pacotes de açúcar destas variantes.

Nota: Post publicado inicialmente a 6 maio 2022 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque