A Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos (DETA) foi
fundada a 26 de agosto de 1936, para assegurar as ligações internas em
Moçambique e com os territórios vizinhos. Como curiosidade, esta companhia
funcionava como uma divisão da administração da Direção dos Serviços de Portos,
Caminhos de Ferro e Transportes de Moçambique (CFM).
À data, sendo Moçambique um território português, a DETA foi
a 3ª companhia aérea a operar sob domínio da bandeira de Portugal (depois da
SAP - Serviços Aéreos Portugueses e da Aéro Portuguesa) e a 2ª companhia aérea
mais antiga a operar em África (a seguir à SAA - South African Airways).
A DETA, que inicialmente era mais vocacionada para
transporte de carga e correio, transportou no seu DH Dragonfly CR-AAB o
primeiro passageiro a 8 de agosto de 1937. Nesse voo o piloto Manuel Maria da
Rocha transporta o Encarregado de Negócios em Pretória, de Lourenço Marques
(atual Maputo) a Luanda, na primeira ligação entre as capitais das duas grandes
colónias africanas por um avião comercial português.
A 22 de dezembro de 1937, mais uma vez, através do seu
piloto Manuel Maria da Rocha e aos comandos do DH Dragon Rapide CR-AAD, a
companhia inaugura as carreiras regulares internacionais, com um voo entre
Lourenço Marques, mais precisamente do campo militar da Carreira de Tiro na
Polana (única pista existente até então na capital moçambicana) e Germiston (aeródromo
que servia, à época, a cidade sul-africana de Joanesburgo).
Os voos internos regulares tiveram apenas o seu início a 11 de abril de 1938, ligando Lourenço Marques, a partir da recentemente inaugurada pista de Mavalane, a Quelimane, com escalas intermédias em Inhambane e Beira. Aterravam ainda os aviões em Vila João Belo e Mambone sempre que fosse solicitado por passageiros com destino a estas localidades. A 11 de outubro estendeu-se este serviço a Porto Amélia com paragem no Lumbo, começando os aviões a escalar obrigatoriamente Vila João Belo, estabelecendo assim a que ficou conhecida como a “Carreira da Costa”.
Em 1940 a companhia sofre o primeiro revés na sua operação,
quando foram suspensos todos os seus voos para Joanesburgo em consequência do
estado de guerra entretanto decretado na vizinha África do Sul. Ficava assim a
DETA limitada a voos domésticos pela primeira vez na sua curta história.
Neste interregno foi em setembro de 1940 iniciada uma
carreira aérea para Tete com frequência semanal, escalando na ida Inhambane e
Beira e no regresso Quelimane, Beira e Inhambane.
No período da segunda grande guerra a companhia enfrentou
igualmente graves constrangimentos na obtenção de combustível e peças para os
seus aviões.
A 23 de fevereiro de 1944, uma verdadeira tragédia atingiu a
companhia quando o Lockeed Super Electra (CR-AAV “Limpopo”) se despenhou 6
minutos após a descolagem da pista de Quelimane, morrendo o comandante, o
mecânico, o comissário de bordo e todos os seus 6 ocupantes.
Em fevereiro de 1946, a DETA, torna-se membro de pleno
direito da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Em 1951 são iniciadas as carreiras para Durban (África do
Sul) e Salisbúria (Zimbábue), além de outros pontos no interior de Moçambique.
Em julho de 1962 dá-se o grande salto qualitativo na
empresa, quando esta recebe o primeiro de um lote de três Fokker F27 - 200
Friendship, encomendados em 1961. Era o começo da era do turbo propulsor na
DETA.
Em outubro de 1968 encomendou a DETA o seu primeiro equipamento
a jato puro, dois Boeing 737-200 que foram recebidos nos finais de 1970, tendo
iniciado a sua operação comercial em fevereiro de 1971.
Foi assim a primeira companhia aérea portuguesa a operar o
bi-reactor de médio curso da Boeing.
As maiores exigências das aeronaves e da evolução dos
próprios serviços levaram, ao longo dos anos, à ampliação da superfície ocupada
pelo Aeroporto de Lourenço Marques e à execução de obras e instalações
compatíveis com um aeródromo internacional.
Em 17 de junho de 1963 é então inaugurado o novo aeroporto,
rebatizado Gago Coutinho, em comemoração da chegada ao Rio de Janeiro do avião
em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a primeira travessia do
Atlântico Sul, as instalações da antiga aerogare, passaram a albergar a Sede da
DETA, após ampliado, mantendo-se com a atual traça arquitetónica.
No início da década de 1970 alterou a designação para DETA –
Linhas Aéreas de Moçambique.
Chegamos assim a 1975, ano em que Moçambique se tornou
independente, e um ano depois surgem os primeiros voos intercontinentais com
aviões Boeing 707 e Douglas DC-8, realizando rotas que seguiam de Maputo a
Lisboa, passando por Beira, segunda maior cidade de Moçambique, e Accra,
capital e maior cidade do Gana.
Nos anos seguintes a DETA sofre profundas alterações que
passaram pelo seu estatuto e mudança de designação a 14 de maio de 1980 para
LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.
Partilho a pagela com os pacotes de açúcar que conheço desta Companhia Aérea, que poderá assim ser a primeira companhia aérea de bandeira portuguesa a ter pacotes de açúcar. Descarrega a pagela em formato pdf aqui.
Fontes:
- “DETA - Os primeiros passos de uma grande companhia”, Revista MAIS ALTO, Set/Out 07;
- “DETA - Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de Moçambique - 1ª Parte”, Revista TAKE-OFF, Jul 2012.
Nota: Post revisto a atualizado de um publicado inicialmente a 24 maio 2022 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar
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