Porque estamos a falar de um período anterior ao início da era digital, as pequenas e médias empresas recorriam, na maioria das vezes a um nível regional, à publicidade em jornais, revistas e panfletos como forma de divulgar e promover os seus negócios, apelando assim ao consumo dos portugueses. Neste período, também conhecido como “os anos de ouro da publicidade”, marcado pelo aumento dos investimentos publicitários, procurava-se uma componente mais lúdica e abordagens mais inovadoras, pois era preciso descobrir novas formas de prender um público cada vez mais exigente, esclarecido e infiel.
É neste contexto socio-económico e também publicitário que terá sido idealizada e materializada uma série de pacotes de açúcar com um modelo não muito usual na altura (e mesmo nos dias de hoje), pois junta num mesmo propósito publicitário, provavelmente por razões de controlo do seu custo, um conjunto de empresas distintas. Trata-se de uma série (e suas variantes) que publicita 8 empresas dos setores do comércio e indústria do concelho de Coimbra, distribuídas pelos ramos da construção civil, metalúrgica, mobiliário, eletrodomésticos e automóvel. Estas empresas designavam-se, na altura:
Fucoli – Fundição Conimbricense, Lda
Bilhares Carrinho
Salvador Caetano (Coimbra), SA
Fapricela – Fábrica de Pregos do Centro, Lda
Móveis Evaristo
Torricentro – Sociedade de Construções do Centro, SA
Majorpal – Comércio de Eletrodomésticos, Lda
Concessionários MotoGomes
O empacotamento destes pacotes de açúcar foi realizado na extinta embaladora Heitor da Costa, anteriormente designada “Fábrica de Empacotamento Automático de Coimbra de Heitor da Costa”, localizada na Adémia (Coimbra), através da sua marca SOAÇUCAR com o típico símbolo da torre da Universidade de Coimbra.
As 6 séries distintas que identifiquei até ao momento, batizadas “Empresas de Coimbra”, e que designei de “Variante A, B, C, D, E e G”, são constituídas por 4 pacotes de açúcar diferentes com uma unidade gráfica semelhante e que apresentam em cada uma das faces (frente e verso) uma das 8 empresas publicitadas. Entre as “Variantes” identificadas, que não distinguem possíveis evoluções no processo de impressão ou variações de tonalidades de cor eventualmente existentes ao longo dos anos da sua produção, verificam-se alterações de uma ou mais das seguintes caraterísticas: dimensão da letra; alteração do número de telefone com mais um dígito; supressão ou acrescento de texto; disposição gráfica; alteração de cor. Acrescentei ainda uma “Variante F” com um conjunto de pacotes de açúcar que conheço que apresentam as frentes e versos trocados relativamente às anteriores variantes (inclui a frente e o verso de um outro pacote de açúcar com publicidade à “Leasinvest”, alheio a esta “série”).
Apresento aqui imagens das pagelas com as várias variantes e uma pequena resenha histórica das 8 empresas publicitadas.
Partilho igualmente a pagela em formato pdf, que poderão descarregar aqui.
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