Os colecionadores de pacotes de açúcar, durante pouco mais de cinco anos (sensivelmente entre 2002 e 2007) habituaram-se a ver, em alguns dos seus objetos de coleção, um pequeno símbolo impresso representando dois retângulos sobrepostos na diagonal. Na imagem 1 apresenta-se, como exemplo, um pacote de açúcar publicitando a Expo de S. Mateus do ano de 2005. Muitos se têm interrogado sobre o seu significado, mas poucas têm sido as respostas divulgadas. Apresento assim, de seguida, uma visão histórica para o significado deste símbolo.
A Higifarma – Sociedade Gestora Participações Sociais, S.A. iniciou a sua atividade em 1980, numa primeira fase, com a aquisição de 70% do capital da Lifresca – Sociedade de Produtos Higiénicos, S.A.. Esta empresa, fundada em 1970, que na altura se dedicava exclusivamente ao fabrico de toalhetes refrescantes para a companhia aérea TAP – Transportes Aéreos Portugueses, iniciou então o alargamento da sua atividade com o fabrico de saquetas para champô, gel de banho e cremes para a indústria cosmética instalada em Portugal. Mostra-se na imagem 2 alguns exemplos de toalhetes produzidos pela Lifresca, antes e após a sua integração no Grupo Higifarma, onde se destaca o símbolo e nome daquela empresa impressos na embalagem (imagem 3).
A Lifresca, localizada desde 1987 em Casal do Marco, concelho do Seixal, possuindo ainda outra unidade fabril em Ovar, deixou, entretanto, de produzir papel impresso para pacotes de açúcar, dedicando-se atualmente à produção e impressão de embalagens flexíveis para os setores farmacêutico, alimentar, higiene e cosmético, agroquímico, entre outros. O seu processo tecnológico inclui as operações de impressão (rotogravura), laminagem, corte de embalagens flexíveis e produção de sacos e saquetas de diversos tipos. Os principais produtos são os rótulos e sleeves para bebidas (águas e refrigerantes), embalagens primárias para produtos alimentares (cafés, batatas fritas, rebuçados, chocolates, especiarias, gelatinas, fermentos, farinhas, margarinas, dietéticos, etc.), embalagens primárias para a indústria farmacêutica (alumínios impressos para blíster/comprimidos, complexos para saquetas), embalagens para o setor cosmético (saquetas com ou sem enchimento e toalhetes refrescantes) e filmes complexos para embalagem primária de agroquímicos.
O Grupo Higifarma, ao longo dos mais de 40 anos da sua existência, através da criação e aquisição de ainda outras empresas, expandiu a sua atividade a uma oferta diversificada na área da embalagem, atualmente especializada nos mercados de embalagens flexível, offset (caixas, rótulos), etiquetas autoadesivas e tubos.
Assim, em outubro de 1990 o grupo Higifarma passa a ser o principal acionista da Empreza do Bolhão, Lda, empresa fundada em 1923, especializada na impressão em papel e impulsionadora do desenvolvimento das artes gráficas e da publicidade em Portugal. Cinco anos mais tarde dá-se a fusão desta centenária empresa com a Packigráfica, sediada na Maia, especializada na produção de cartão para vinhos e rótulos, constituindo-se a Packigráfica – Empreza do Bolhão, S.A.. Na imagem 4 apresenta-se a evolução gráfica da marca desta empresa ao longo do tempo. Em 2020 esta empresa é declarada insolvente tendo o seu riquíssimo espólio gráfico sido adquirido pelo município da Maia.
A Laboplaste – Plásticos para Laboratórios, Lda, fundada em 1977 e sediada em Palmela, pertence ao Grupo Higifarma desde 1991, e tem como principal atividade a fabricação e impressão de bisnagas em polietileno para a indústria cosmética e farmacêutica.
Em 1995 o mesmo grupo investiu na produção em Espanha, onde estabeleceu a empresa Blister, S.A.. Esta empresa, localizada em Barcelona, produz, para o mercado espanhol do setor farmacêutico, alumínio impresso para embalagens blister e exporta para França e Norte de África.
O Grupo Higifarma detém também, desde 2003, a Helioflex na Tunísia, uma empresa de embalagens flexíveis que abastece os mercados farmacêuticos do norte de África e Médio Oriente.
Também a Etiforma – Sociedade Europeia de Etiquetas, Lda, criada em 1993, pertenceu a este grupo português, cuja especialização era o fabrico de etiquetas e rótulos autoadesivos, incluindo os desdobráveis Fix-a-Form e etiquetas em Braille. Esta empresa, que chegou a deter duas unidades fabris, uma na Quinta do Anjo em Palmela e outra em Espinho, viria, no entanto, a encerrar portas em 2015.
A empresa Litográfica do Sul, S.A., sediada em Vila Real de Santo António, foi criada em 1948, tendo passado para as mãos do Grupo Higifarma nos finais da década de 1990. Esta empresa, que se especializou na impressão em papel, nomeadamente de rótulos, livros, revistas, cartazes e folhetos publicitários, iniciou um processo de insolvência em 2015. Na imagem 5 apresenta-se o logótipo desta empresa antes e após a sua integração no Grupo.
Pertenceu também ao Grupo Higifarma, a Unipromo – Unidoses e Embalagens Promocionais, Lda, especializada em unidoses e mangas retráteis. Esta empresa, entretanto dissolvida em 2003 (coincidindo praticamente com o início do período dos pacotes de açúcar com o símbolo "retângulos"), chegou a ser a responsável pela impressão de saquetas individuais de sal, pimenta e açúcar para a TAP – Air de Portugal como atestam as imagens 6 e 7. Há, por isso, ainda quem refira, erradamente, que o símbolo dos retângulos sobrepostos que surgiram nos pacotes de açúcar em meados da primeira década deste século pertenceria a esta empresa Unipromo.
Pertenceram ainda ao Grupo a Eurembal – Sociedade Europeia de Embalagens, Lda (encerrada em 2009) que comercializava máquinas e consumíveis para fim-de-linha e embalagens de transporte, a Eurodisplay – Publicidade Gráfica, S.A., especializada no desenho e conceção de produtos na área da Publicidade e Promoção no Local de Vendas, e a Litografia Nacional, S.A., empresa centenária especializada em litografia, offset, tipografia, cartonagem, impressão e construção de artigos de folha-de-flandres e de película celulósica (encerrada em 2016).
Na imagem 8 mostram-se alguns dos logótipos das empresas referidas acima, enquanto pertencentes ao Grupo Higifarma, e que “receberam”, por isso, o caraterístico símbolo da casa mãe portuguesa, os tais dois retângulos sobrepostos na diagonal.
Pelo atrás exposto, ficará claro que o símbolo dos retângulos sobrepostos que surgiu, durante alguns anos, nos nossos pacotes de açúcar, identificava a empresa impressora do papel em que eram produzidos, a empresa Lifresca, que integrava o Grupo Higifarma.
Fontes: Informação dispersa na internet.