Hoje, inicio a divulgação de uma série de pacotes de açúcar provavelmente menos conhecida de uma parte dos colecionadores mais recentes mas também pouco assumida, ou entendida como tal, pelos mais antigos.
Em 2007, o CLUPAC – Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar promoveu a constituição de um grupo de trabalho, no qual tive a honra de participar, com o objetivo de elaborar um conjunto de conceitos em forma de Glossário sobre alguns dos aspetos mais básicos que norteassem este nosso colecionismo. Entre eles figurava o conceito de “Série de Pacotes de Açúcar”: “Duas ou mais Embalagens de Açúcar, produzidas intencionalmente para formar um conjunto, com unidade temática ou gráfica. (…)”.
É, pois, com esta premissa que entendo que os 6 pacotes de açúcar que apresento nas pagelas seguintes e que publicitam os Cafés Delta e os seus Departamentos Comerciais, constituirão uma série de pacotes de açúcar. Tratam-se de pacotes de açúcar dos princípios da constituição da empresa Novadelta – Comércio e Indústria de Cafés, Lda, criada em 1985, como empresa responsável pela torrefação, empacotamento e comercialização daquela marca de cafés.
A Delta Cafés, empresa criada em 1961 por Manuel Rui Azinhais Nabeiro, adotou desde cedo uma estratégia de regionalização, o que levou a que a empresa assentasse a sua cobertura e acompanhamento aos seus clientes em departamentos comerciais distribuídos, numa fase inicial, por Matosinhos, Viseu, Coimbra, Setúbal, Évora, Faro, Lisboa (sede) e Campo Maior (fábrica e escritórios centrais).
A unidade gráfica destes pacotes de açúcar está patente no marcante logótipo da Delta Cafés, na parte da frente, bem como na disposição gráfica nos respetivos versos, nos quais são apresentadas as diferentes moradas dos 6 Departamentos Comerciais, então existentes, bem como da Sede e da Fábrica e Escritórios. Todos estes pacotes de açúcar possuem inscritos as iniciais “N.L.”, indicadoras da empresa NEOCEL onde foi impresso o papel.
O primeiro logótipo da Delta Cafés era a duas cores, vermelho e amarelo, sendo a palavra Delta o principal destaque do logótipo. O triângulo surge do nome da marca, uma vez que “Delta” é o nome da quarta letra do alfabeto grego e representa-se por um triângulo. Cada uma das arestas do triângulo representaria uma força: empresa, colaboradores, clientes.
“Café, Café, Delta é que é” foi um dos primeiros slogans da marca.
Haverá mais alguém com esta mesma visão?
Partilho a pagela em formato pdf, que poderão descarregar aqui.
Nota: Post publicado inicialmente a 31 janeiro 2022 em https://www.facebook.com/pacoteca.acucar
Sem comentários:
Enviar um comentário